quinta-feira, 18 de junho de 2015

2º encontro GEM 2015


Hoje ocorreu o segundo encontro do GEM em 2015, dando início às atividades na linha intitulada “Social-liberalismo e o projeto político nacional de José Guilherme Merquior”. Colaboram, nessa parte da pesquisa, o prof. José de Arimateas de Sousa Nunes (docente do curso de Licenciatura Plena em Letras Português) e a bacharel em Direito Anatatsha Kalinka Carvalho.

A pauta da reunião consistiu no esclarecimento da proposta geral e dos objetivos da linha da pesquisa e na indicação do roteiro de leituras para discussões entre julho e novembro deste ano, conforme consta abaixo:

Proposta e objetivos: a) Compreender a história e as tendências do liberalismo, desde suas primeiras expressões, na Idade Média, até a contemporaneidade, com enfoque no pensamento de José Guilherme Merquior a respeito do assunto; b) Refletir sobre o projeto político nacional merquioriano, pautado na ideia de social liberalismo, à luz do contexto histórico brasileiro e internacional, verificando sua possibilidade ou presença, bem como sua validade, especialmente entre a última década do século XX e nossos dias; c) Realizar, no 2º semestre de 2015, evento exclusivamente dedicado a divulgar e debater o conjunto das contribuições intelectuais do autor.

Roteiro de leituras/discussões julho-novembro:

  • O liberalismo: antigo e moderno (Merquior)
     
  • “A ideia de república” in As repúblicas da república (Merquior)
     
  • “O projeto de reconstrução nacional”: Discurso de posse de Fernando Collor de Mello como presidente da República – em vista do depoimento de Marcílio Marques Moreira, abaixo transcrito:

O principal redator do discurso de posse [de Collor] foi sem dúvida José Guilherme Merquior. Gelson [Fonseca] deu mais a forma, e Merquior, a substância. De Washington o presidente foi para o Japão e depois para a Europa, e ali se encontrou longamente em Paris, com Merquior, que era embaixador na Unesco. Depois, Merquior foi chamado ao Brasil. O presidente chamou também Vargas Llosa para conversar, porque ele era candidato no Peru, e até certo ponto os dois comungavam nas mesmas ideias. Merquior participou da conversa. (in MOREIRA, Marcílio Marques. Diplomacia, política e finanças: de JK a Collor: 40 anos de história por um de seus protagonistas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p.231)

 

  • “José Guilherme Merquior e Fernando Collor de Mello: o moderno liberalismo social” (Monica Piccolo Almeida)

 

Bibliografia inicial recomendada:

ALMEIDA, Monica Piccolo. José Guilherme Merquior e Fernando Collor de Melo: o moderno liberalismo social. Disponível em <>.

MELLO, Fernando Collor de. O projeto de reconstrução nacional: discurso de posse como presidente da república. Disponível em <<http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/fernando-collor/discurso-de-posse/posse-collor.pdf/view>>.

MERQUIOR, José Guilherme. A ideia de república In: JAGUARIBE, Helio et alii. As repúblicas da república. Rio de Janeiro, Revista Tempo Brasileiro, out-dez, 1989. No 99. 

______. As ideias e as formas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

______. O liberalismo: antigo e moderno. 3ª ed. São Paulo: É Realizações, 2014.

______. Padrões de construção do estado no Brasil e na Argentina. In: HALL, John (org.) Os estados na história. Rio de Janeiro: Imago, 1992. pp.386-421.

PENNA, Antonio Gomes et alii. José Guilherme Merquior. Rio de Janeiro, Revista Tempo Brasileiro, abr-jun, 1992. No 109.

PEREIRA, José Mario. O fenômeno Merquior. In: COSTA E SILVA, Alberto da (org.). O Itamaraty na cultura brasileira. Brasília: Francisco Alves, 2002. pp.475-506.

REALE, Miguel. Merquior, paladino da racionalidade concreta. In: Figuras da inteligência brasileira. 2ª ed. São Paulo: Siciliano, 1994. pp.165-183.

Nenhum comentário:

Postar um comentário